Páginas

fevereiro 17, 2012

Essencial V e VI - Blazer em algodão bege e azul marinho

Blazer em algodão caqui
No que ao vestuário diz respeito o blazer é a quintessência do homem. Não existe nenhum guarda-roupa masculino que esteja completo sem conter pelo menos um. E não existe nenhum bom guarda-roupa masculino que não seja dominado por eles. Um blazer de lã é mais "nobre" e seria a recomendação mais óbvia, mas recomendo que se comece por adquirir blazers em algodão. Ele ocupa uma posição mais baixa na hierarquia da formalidade mas abrange um espectro maior de possíveis outfits.

Ainda na comparação entre os dois tecidos, um blazer de lã fina pode ser usado todo o ano enquanto que um de algodão fino não é o ideal para um inverno frio como o que estamos a viver e um de algodão grosso é demasiado quente para boa parte do ano português. Ainda assim para quem não tem de usar fato todos os dias acho que um blazer de algodão consegue ser mais versátil. Dependendo da zona de Portugal em que se vive é recomendável optar por um mais invernal ou outro mais primaveril como os das fotos. Ainda assim, mais tarde ou mais cedo, é provável que acabe com um de inverno e um de verão de cada cor. Não serão demasiados dada a sua versatilidade.

Depois dos sapatos, o blazer é provavelmente a peça de roupa em que a qualidade mais faz a diferença. E quando digo qualidade não digo marca ou preço. Nem sempre preço e qualidade andam de mão dada. Às vezes olho para blazers que a 5 metros me parecem bem mas que quando se chega perto perdem o encanto. E como estamos a falar de blazers essenciais, isto é, daqueles que perduram às vagas da moda e portanto para são comprados durar muitos anos vale a pena investir num item de qualidade, qualidade do tecido, do design e da construção.

Blazer em algodão navy
Como queremos que o blazer seja o mais versátil possível não deve ser nem demasiado estruturado nem demasiado informal. E para não fugir à regra básica das peças essenciais deve comprar-se um blazer clássico e intemporal. Acho por isso recomendável que seja de dois botões, três bolsos interiores com pala nos inferiores, tal como os dois exemplos das fotos.

Em relação à cor e à, semelhança das calças, as opções mais universais são o caqui e o navy. Será uma questão de gosto ou de conjugação com as calças. Na minha opinião deve ter-se um blazer de cada uma destas cores. Para quem não tem nada uma possibilidade é adquirir dois fatos, um caqui e um navy, o que tem uma vantagem e uma desvantagem. A vantagem é que se fica com mais soluções blazer/calças (caqui/caqui; navy/caqui; caqui/navy; navy/navy) do que na alternativa de comprar as quatro peças em separado. Será quase impossível conjugar blazer/calças da mesma cor se não fizerem parte do mesmo fato. A desvantagem é que as calças de um fato serão mais estruturadas do que as chino tornando-as potencialmente menos flexíveis.

Para o fim deixei o aspecto mais crucial quando estamos a falar de blazers, o corte ou ajuste ao corpo. O blazer é capaz de melhorar a figura masculina como nenhuma outra peça de roupa mas para isso tem de ser moldado ao corpo de quem o vai vestir tal como acontece na foto do blazer azul. As mangas começa exactamente sobre os ombros, o blazer fica pouco folgado quando apertado (e nunca se aperta o último botão de um blazer, colete ou cardigan) e as mangas têm o comprimento para permitir que se veja um pouco das mangas da camisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário