Páginas

fevereiro 27, 2012

Fit, fit, fit

A invenção do pronto-a-vestir trouxe muitas vantagens aos consumidores nomeadamente fazer baixar o preço da roupa. E habituámos-nos de tal forma à facilidade e rapidez de comprar vestuário desta forma moderna que assumimos literalmente a expressão pronto-a-vestir. Esta facilidade foi particularmente apreciada pelos homens que tradicionalmente gostem menos de ir às compras. No entanto, é impossível a produção em série abranger todas proporções corporais mesmo se actualmente há marcas que já oferecem artigos com diferentes cortes (por exemplo camisas casual fit, slim fit, superslim fit). Em roupa mais informal o mau ajuste passa mas em peças mais formais ele é essencial para elogiar as formas corporais da maneira que é suposto a roupa fazer.

Pela minha experiência o pronto-a-vestir masculino é modelado para corpos altos e magros. Só esses conseguirão encontrar nas lojas roupa que lhes assenta na perfeição. Para todos os outros esqueçam a marca, o estilo ou o preço da roupa. A característica mais importante de uma peça de roupa é o ajuste ao nosso corpo. Pelo que um homem que queira ter um guarda-roupa personalizado precisa do auxílio de um alfaiate ou costureira. Esta é aliás uma tendência recente de consumidores cada vez mais exigentes. À semelhança dos chefs de cozinha está a ocorrer um renascimento da profissão de alfaiate. Esta evidência está bem patente no facto de cada vez mais marcas de pronto-a-vestir oferecerem serviços de alfaiataria.
A diferença antes e depois de ser ajustado ao corpo é elucidativa. Nem parece o mesmo fato.

Um bom ajuste, particularmente em fatos faz toda a diferença, mesmo para os homens de silhueta alta e esguia. Para homens baixos, mais gordos ou mais musculados também as camisas ou as calças devem ser ajustadas. E a partir do momento em que alguém experimenta roupa ajustada, mesmo pronto-a-vestir, é difícil voltar a vestir algo saído da prateleira da loja.

Só uma roupa bem ajustada enaltece o corpo do utilizador no entanto existem limites para os milagres que a roupa consegue fazer. Para quem quer projectar uma imagem harmoniosa e sedutora antes de ajustar a roupa ao seu corpo deve ajustar as formas do seu corpo. Um homem com um corpo mais magro ou atlético (fitted) terá proporções físicas mais equilibradas e por isso terá muito mais facilidade para se vestir. E não terá de gastar tanto dinheiro em alfaiate ou costureira.

Não é difícil um homem andar bem vestido. É preciso ter uma visão global do guarda-roupa para fomentar a versatilidade e isso é conseguido mais facilmente escolhendo peças clássicas. Mas é preciso ter a noção de que antes de qualquer outra coisa, um homem bem vestido veste roupa ajustada (fitted) a si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário