Páginas

fevereiro 24, 2012

Loafers são para vadiar

Acho que está a cair em desuso mas ainda se vêem bastante homens vestidos de fato e loafers. Eles são inadvertidamente chamados de moccasins mas o moccasim é, grosso modo, uma variante mais descontraída e sem sola do loafer. O moccasim é um sapato de verão enquanto o loafer pode ser usado todo o ano. Por serem mais formais os loafers são elegíveis por muitos homens para acompanhar fatos, algo que sempre me pareceu algo estranho.

Um loafer mesmo luxuoso é um sapato intrinsecamente informal
Na essência os loafers são sapatos informais, o seu nome é disso evidência (loafer - vadio), logo adequados com uns chinos e um blazer mais desportivo. Por isso, para mim, os loafers fazem sentido numa versão mais informal do que o típico preto brilhante. Não digo que uns loafers pretos com um fato escuro seja um erro básico de moda masculina até porque em moda a única regra a respeitar deve ser a do equilíbrio e harmonia. Mas não me parece natural. Já se for o loafer da moda em Portugal, o sapato vela, é inaceitável.

O sapato vela transpira verão e faz todo o sentido em cores vivas
Pode parecer estranho mas dada a popularidade do sapato vela em Portugal (que não me parece que tenha paralelismo em nenhuma parte do mundo) há quem o pretenda combinar com roupa mais formal. Não pode ser. O sapato vela é uma versão menos elegante do loafer típico e por isso deve ficar reservado para os outfits mais descontraídos de fim de semana. Na minha opinião, e porque é um sapato mais aberto do que o loafer, só devia ser usado nos meses mais quentes do ano. Por isso acho que é o sapato ideal para experimentar cores que fujam à palete mais tradicional o que raramente se vê em Portugal. No fundo, o sapato vela é uma alternativa ao moccasim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário