Páginas

maio 06, 2012

A inutilidade do crunch nº1000

Um dos grandes desejos, talvez o maior, dos homens que praticam exercício físico é terem os abdominais definidos, o famoso six pack. O six pack é uma parte do core, e é este que deve ser o objectivo de quem se preocupa com as vantagens do exercício físico que vão para além da estética. Ter um core forte não tem apenas benefícios na imagem, é porventura o conjunto de músculos mais importantes do corpo, já que intervém em praticamente todas as actividades, sejam quotidianas ou desportivas.

Existe a ideia difundida de que a obtenção simultânea de uma barriga delgada e de uma zona abdominal forte se consegue através de muitas repetições de crunch. Mil seguidos se for possível. Infelizmente isso não é verdade, de todo. Existe uma razão bastante mais prosaica para o crunch ser tão popular. É um exercício fácil de fazer, principalmente quando é mal executado, como acontece na maioria dos casos. Só que, como é quase universal quando se fala de fitness, se não custa é porque não está a fazer grande coisa.

Crunch
Com alguma prática qualquer pessoa consegue realizar 1.000 crunchs seguidos. Mas estabelecer e perseguir exclusivamente essa meta não fará muita coisa pelos abdominais. O problema é que o nosso corpo é como nós, um animal de hábitos. E ele só reage a variações de estímulos. O core só se fortalece se variarmos o tipo de tareia que lhe infligimos. E nada é melhor para reforçar o core do que exercícios estáticos com o nosso peso, nomeadamente pranchas horizontais ou laterais. Mas a melhor receita é variar o mais possível, não deixando de fora o crunch. O objectivo é não deixar o corpo antever aquilo que lhe reservamos.

Prancha horizontal
Mesmo assim um core forte não dita necessariamente um six pack visível. O six pack não nasce com exercício, já vem connosco. Só que na maioria de nós, principalmente nos homens, está tapado por uma camada de gordura. E não é a fazer exercícios abdominais que se destrói essa capa. É conseguindo um balanço calórico defcitário entre o que entra e o que se consome. E esse balanço só se atinge com dieta equilibrada e exercício cardiovascular, ou seja, se ingerirmos menos calorias do que aquela que queimamos.

Obter uma barriga com os músculos definidos exige rigor alimentar, actividade cardio e um programa criativo de exercícios abdominais. Acima de tudo requer perseverança e paciência. Se fosse fácil todos tinham e, se calhar, a vontade de ter esmorecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário