Páginas

maio 31, 2012

O caso da camisa xadrez


Uma das peças de roupa mais arriscada de adquirir é a camisa com padrão xadrez. É um risco porque nunca sabemos quanto tempo vamos gostar dela, se seis anos se seis meses. E sou da opinião que se fizermos uma compra a que não damos uso pelo menos quatro temporadas foi uma má adição. Nunca compro uma camisa xadrez a primeira vez que a vejo. Deixo a ideia amadurecer na minha cabeça. As compras de impulso são sempre más. Em camisas xadrez podem ser desastrosas. Não tenho muitas, mostrei uma de inverno e agora mostro esta. Um guarda-roupa masculino precisa de pelo menos uma camisa axadrezada.

Um dos truques mais elementares para escolher as calças para usar com uma camisa xadrez é conjugar a sua cor com um dos tons da camisa. Aqui a tarefa está simplificada porque esta camisa tem várias cores (areia, laranja, verde, azul), todas em tons neutros. As calças são umas Dockers num algodão muito fino (talvez o par mais fresco que tenho) e num tom areia quase branco. Creio que estão à beira dos 10 anos mas com uma actualização recente acho que duram outros tantos.

Os mocassins foram um achado de fim de saldos. Acho que eles só estavam ainda disponíveis porque muitos pensaram como eu: o verde é giro mas com a sola e atacador em turquesa não. A verdade é que o turquesa diminui em 50% a versatilidade deste par. Mas 50% da versatilidade por 50% do preço soou-me suficientemente bem.

Ironicamente aqui usei os sapatos devido e não apesar da cor turquesa. Como as calças combinam com a camisa e os sapatos combinam com o cinto e a camisa, ainda por cima tudo em tons neutros, o conjunto ia resultar demasiado certinho e triste. Acho que os sapatos introduzem uma quebra bem-vinda.

Quando tirei estas fotos estavam mais de 30ºC. Se estivesse mais fresco completaria com um casaco castanho ou azul marinho, talvez este cardigan

8 comentários:

  1. Partilho exatamente da tua opinião em relação às camisas xadrez, e da ponderação que deve haver ao adquirir estes padrões e esta em particular talvez não comprasse… apesar de achar de que no conjunto resultou bem… em compensação adoro os sapatos!!!
    Aproveito a oportunidade para dar os Parabéns pelo Blog, estou a tornar-me um fiel seguidor!

    ResponderExcluir
  2. Gosto do conjunto e fica-te bem, mas não usaria nenhuma das peças.Isto é interesante porque o que fica bem a uns pode ser a "ruína" de outros :D

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Bruno,

    Desde já os parabéns pelo teu Blog, apesar de muitas pessoas acharem que este tipo de blogs é uma futilidade, da qual discordo totalmente, dá-me tanto gozo passar os olhos pelo teu blog como por outro com um carácter mais sério.

    Acho que à tua lista de blogs deverias adicionar este; http://www.thestyleblogger.com/ , uma vez que o teu Blog é claramente inspirado neste, o que não têm nada de mal pelo contrário.

    Já agora, só uma pequena ( mas cara sugestão , deverias adquirir uma relógio vintage estilo ( Bell and Ross Vintage ou Panerai ), eu tenho várias réplicas destes relógio, mas também tenho originais de marcas mais baratas mas cujo estilo é idêntico aos mais caros.

    De resto aplaudo o teu bom gosto, apenas te peço, para ires publicando uns looks mais casuais, eu por exemplo não tenho de utilizar fato e gravata e por vezes é complicado utilizar calças de ganga sem parecer ou demasiado desportivo ou formal.

    Um abraço e os meu parabéns,

    Freud2004

    P.s. _ não consigo gostar de ver os Monk Strap, nem em ti, nem em outros blogs do género. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Freud,

      Este não é o meu primeiro blogue e, como disse num post atrás, uma das fortes razões para o ter começado foi não ter encontrado nada do género em português. Pessoalmente gosto de blogues especializados, se abro um sobre culinária é porque espero encontrar receitas lá dentro, não dissertações sobre o caso das secretas ou o trabalho do Sá Pinto. Vou manter este o mais focado em roupa masculina.

      O styleblogger é uma inspiração como outros, caso do menstylepro.com. Um dia destes actualizo os links.

      Concordo em relação a faltar-me um relógio mais formal, está na lista embora com uma prioridade baixa. Antes disso queria por exemplo comprar outros óculos escuros.

      Pensei que me pudessem acusar de vestir pouco formal, não o contrário. Também não uso fato e gravata diariamente. A roupa de verão é mais leve e descontraída. Não tarda mostrarei bermudas!

      @Batista

      Hesitei em comprá-los mas agora também gosto bastante deles.

      @Ricardo

      Não sei porque dizes isso, este conjunto é bastante convencional. Talvez as calças claro talvez fiquem melhores em pessoas elegantes (não estou a dizer que não sejas).

      Obrigado pelo vosso feedback. É bom saber o que pensam quem me lê para poder melhorar.

      Abraço

      Excluir
    2. Agora fizeste-me rir :D
      Sou bastante "elegante", se com o elegante queres dizer magro lol, mas mesmo assim ia ficar muito mal nesse conjunto. Existem cores e formas que favoreçem umas pessoas e outras não. Por exemplo, esses modelo de chinos com esse tipo de bolsos com a abertura paralela à linha da costura lateral, fica-me muito mal.
      O que queria dizer, com o que escrevi no comentário anterior, é, que acho que tu tens o teu estilo e tens dicas muito interessantes, mas as coisas não são assim tão universais e o que pode ser fantástico numa pessoa pode ser muito mau em outra, mesmo sendo "convencional".
      Como já deves ter percebido gosto do blog e principalmente a forma como escreves.

      Excluir
    3. Sim, é um facto que nada é inteiramente universal e há coisas que não conseguimos vestir por mais que nos digam que "fica bem". Laços, por exemplo, só usaria se fosse duramente coagido para isso.

      Eu sei que gostas e acompanhas o blogue. Aproveito para te agradecer o link que colcaste no teu - http://wishes-heros.blogspot.pt/ - e que me dá boas visualizações diariamente. E elogiar o teu talento a fazer aquilo que divulgas.

      Excluir
  4. Gosto das calças, menos da camisa. E esse tipo de sapatos - lá está estou como o Ricardo- não me assentam bem. Calço 40 e com uns desses, parece que calço 42. Prefiro os bucks ou os saddle shoes (também não desdenho s boat shoes embora não sejam os meus preferidos) e em dias menos desportivos, não prescindo dos meus Crockett & Jones. Aliás, tenho uns loafers C&J que ficariam muito bem com essas calças e camisa.
    Gosto do blog. O meu é mais genérico, mas de vez em quando também vou abordando a vertente de moda homem. E não acho tal nada frívolo :)

    ResponderExcluir
  5. Descobri este blogue há pouco tempo, e é pena que tenha parado em Maio de 2012.

    ResponderExcluir