Páginas

maio 16, 2012

O caso do pólo piquet


O pólo está para o guarda-roupa masculino mais ou menos como o baterista está para a banda de música. Pouco se dá por ele mas é difícil viver sem ele. Poucas marcas colocam os seus pólos em destaque nas colecções mas são poucas as que os ignoram . Comigo é mais menos assim, não uso pólos porque os adoro, uso, acima de tudo, porque dão muito jeito.  E a minha preferência vai para os pólos mais clássicos, em tecido piquet de manga curta.

Os pólos piquet de manga curta são muito práticos no verão pois são, provavelmente, a única peça masculina de manga curta passível de ser usada em dias de trabalho. Camisas de manga curta formais são algo que não tem cabimento. Trata-se de uma contradição, a formalidade masculina não permite pele à mostra. Camisas de manga curta só se forem bastante desportivas e mesmo assim para consumo moderado. Um pólo nunca terá a formalidade de uma camisa mas no verão as normas tendem a relaxar e é possível admitir o pólo no dia-a-dia. Claro que eles podem ser usados em ocasiões mais descontraídas mas tendo a reservá-los para os dias de trabalho mais quentes.

Relativamente a cores recomenda-se sobriedade, principalmente se forem usados no trabalho. Para mim o azul marinho e o branco são as cores prioritárias mas como é para o verão faz sentido adicionar cores mais alegres como o amarelo, rosa ou verde.

Confesso que não adoro ver blazer e pólo mas, como disse acima, o uso destes últimos é sobretudo uma opção racional. Conjugá-lo com blazer é algo que tolero visualmente pelo conforto que traz. A combinação que faço aqui segue a lógica do blazer claro/camisa escura que fiz aqui, mas desta vez o cinza/preto deu lugar a dois tons de azul. Sobre o blazer falarei noutro post.

Como durante o dia vou andar quase sempre sem o blazer, as calças beges fazem a combinação clássica navy/bege com o pólo. Os sapatos, do mesmo nível de formalidade do pólo, são castanhos e por isso ficam sempre bem com calças bege. Não gosto muito de ver calças bege/meias bege/sapatos castanho. Por isso num conjunto assim prefiro coordenar a cor das meias com o pólo/camisa.

Sapatos brogue - Aldo; Calças chino - Zuky
Pólo algodão - Sacoor; Blazer algodão - Decenio; Lenço bolso algodão - Zara

3 comentários:

  1. Gosto bastante dos sapatos e do blazer.

    agulhabairrista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o look muy elegante mas casual a sua vez

    Abraço

    Tiago Dias

    ResponderExcluir
  3. Deixo a sugestão para os Polo camiseiros, um clássico excelente, mais leve para o Verão, sem perder a formalidade.
    Parabéns pelo blog, conteúdo muito interessante.

    http://fonrenovatio.tumblr.com/

    ResponderExcluir