Páginas

junho 21, 2012

Visita aos Picos de Europa

A menor frequência de postagens na semana anterior teve uma razão bem simpática. Dediquei uns dias a fazer uma das actividades de lazer que mais gosto - hiking em montanha. Infelizmente não o faço tantas vezes quanto gostaria e o principal motivo é não existir no nosso pequeno país muitos palcos para estas actividades.


Nuestro hermanos têm mais sorte no tamanho e na geografia do seu cantinho. A 9 horas de carro de Lisboa ficam os Picos de Europa, um recreio de actividades de ar livre. É constituído por três maciços montanhosos caracterizados por picos rochosos imponentes e desfiladeiros bem cavados e abruptos.


Já lá tinha ido de moto mas, talvez pela atenção que dispensei às torcidas e deliciosas estradas que os atravessam, não fiquei com a noção exacta da grandiosidade do parque. Mas, definitivamente, valem a visita. 

Museo Guggenheim Bilbao


Antes de avançar para os picos fui dar um salto a Bilbao para remediar algo indesculpável, ainda não conhecer o extraordinário Museo Guggenheim Bilbao. A obra revestida a titânio do arquitecto Frank Gehry colocou a cidade no mapa e está à altura da expectativas. Contudo, mesmo sem o museu, Bilbao vale uma tarde de passeio pela sua zona histórica.
Sendero del Naranjo de Bulnes (Pico Urriellu à esquerda)


A imagem mais dramática dos Picos de Europa tem que ser o Pico Urriellu de 2.519m e foi o trilho escolhido para a estreia no parque. Junho é uma excelente altura para o explorar. O tempo está bom e os trilhos são pouco frequentados.
Ruta del Cares
Menos exigente fisicamente mas não menos impressionante visualmente é a Ruta del Cares, um caminho de quase 12km aberto nas rochas há quase 100 anos. É o trilho mais conhecido do parque e percorre o desfiladeiro do ribeiro com o mesmo nome.

Lago Enol
Também imperdível é a visita aos lagos junto a Covadonga, Enol e Ercina. Os dois são bastante fotogénicos e dão início a vários caminhos que apetece explorar. Na verdade, com dias disponíveis é possível atravessar todo o parque a pé. Existem inúmeros trilhos muito bem marcados.


Acho irónico o nome do parque - Picos de Europa - quando não são sequer os mais altos de Espanha quanto mais da Europa. Mas estão suficientemente perto para um fim de semana alargado e são muito bonitos.

2 comentários:

  1. Devias ter tirado também umas fotos em Covadonga, da gruta que serve de igreja e arredores.É um sítio bem bonito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Covadonga é muito bontia sim. Lembra-me Sintra. Tirei fotos mas optei por colocar apenas estas.

      Excluir