Páginas

julho 09, 2012

A beleza do antigo cinema Condes

As fotos do post anterior foram tiradas no Miradouro de S. Pedro de Alcântara que, quanto a mim, tem uma das melhores vistas de Lisboa. Um dos edifícios observáveis a partir miradouro é um dos meus favoritos na cidade de Lisboa, o antigo cinema Condes, hoje em dia Hard Rock Cafe.


Sou um apreciador de arquitectura e tenho uma predilecção pelo estilo art déco. O edifício Condes é na minha opinião um dos melhores exemplares do género em Portugal. Cronologicamente não o será dado que a actual fachada nasceu em 1952, cerca de duas décadas depois do apogeu do estilo, mas os elementos que me fazem gostar de art déco estão lá. A esquina boleada, as grandes superfícies vidradas em formas geométricas, os painéis em relevo, o lettering CONDES em letras enormes, a torre sobranceira. O Arquitecto Raúl Tojal  teve particular mestria na integração de todos estes elementos decorativos. É um daqueles edifícios que, não importa quantas vezes passo por ele, não resisto a apreciar. 

Um comentário:

  1. Bruno, nem todos têm o olhar pronto para apreciar tamanha Arte.Aqui em São Paulo, a arquitetura tambem é linda, tendo muito de origem portuguesa, mas na correria da grande metrópole que é, esquecemos de parar e admirar os prédios e todo o desenho arquitetonico belissimo. Eu estando de mudança para Lisboa, com certeza vou parar e admirar este prédio bem como muitos outros, que encantam e enobrecem a cidade.
    Parabens.
    #
    Eduardo.

    ResponderExcluir