Páginas

novembro 23, 2012

Explorar a paleta de cortes em camisolas e cardigans

É acertado basear o guarda-fato em cores neutras mas para quebrar a monotonia este também deve ser pontuado com peças de cores diferentes. É mais fácil de o fazer no verão dado que o sol apela ao uso de cores mais claras e alegres. Porém o inverno tem um trunfo para que se possa inventar nas cores, as camisolas, cardigans e coletes de malha.


Não sei explicar a razão mas estas peças são propícias à diversificação de cores. Mas nem todas, quanto a mim nos cardigans e camisolas de malha grossa, eventualmente com golas envolventes e fecho com alamares deve haver parcimónia na escolha de cores. Estas versões mais grossas serão usadas como camada exterior e, a menos que o objectivo seja ser reconhecido a dezenas de metros de distância, numa cor discreta ficam melhor. Neste post falarei apenas de camisolas, coletes e cardigans de malha fina pensados para serem usados como camada intermédia, isto é, sobre uma t-shirt ou camisa e por baixo de uma casaco ou blazer.


A opção por um dos estilos dependerá do gosto de cada um e da formalidade que se pretende. Os cardigans na versão com mangas ou sem (colete) são mais formais do que as camisolas de gola em V, que por sua vez são mais formais do que as camisolas de gola redonda. Pessoalmente não gosto muito de ver camisola de gola redonda com camisa por baixo, apenas com uma t-shirt, de preferência decotada para que fique invisível.


Em termos de cor, e dependerá sempre dos gostos, a base é o azul marinho e o cinza claro. Cardigans e camisolas ficam mais versáteis nestes dois tons e por isso são aconselháveis como primeiras opções. Mas se quiser mostrar algum arrojo deixo aqui duas sugestões ainda dentro dos tons neutros (verde garrafa e vermelho sangue) e outras mais corajosas (turquesa e laranja) para quem pretende sair do óbvio. Um vez que o sol actualmente se põe tão cedo é difícil conseguir ter fotos minhas pelo que, infelizmente, me socorri da net para ilustrar o texto.


A regra básica quando se usam peças fora dos tons habituais é procurar manter o resto do conjunto tão neutro quanto possível. As restantes peças neutras permitem ancorar o look num nível de sobriedade aceitável e destacar convenientemente a cor do cardigan/camisola. Esta dica é particularmente importante nas opções mais radicais como o turquesa ou o laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário