Páginas

abril 27, 2012

O ignorado fato em algodão

Em Portugal o fato é genericamente uma imposição não uma opção. São poucos os homens que os usam por gosto. E são ainda menos aqueles que saem do óbvio fato em lã de cor escura, embora se compreenda que muitas empresas tenham um dress code que não o permite. Mas existem as noites e os fins de semana para se poder usar um fato de forma mais descontraída. Principalmente no verão, altura em que apetece usar tecidos mais leves.

A alternativa mais óbvia é o algodão. Ainda que não seja trivial encontrar fatos de algodão em Portugal acho que todos os homens deviam ter pelo menos dois no armário como defendi aqui. O linho tem ainda mais estilo. Claro que os fatos de linho tendem a enrugar-se com grande facilidade mas para um look cool de verão são quase inultrapassáveis. Mas o algodão é mais prático e decididamente a opção mais racional para diversificar os fatos no armário. Uma terceira via é cruzar os dois tecidos numa mistura algodão/linho cada vez mais habitual.

O homem na foto abaixo é de uma das grandes referências mundiais do estilo masculino, George Cortina. O George Cortina usa e abusa de peças de algodão (blazer, calças, fato) e quanto a mim essa é uma das razões que o faz ter tanta pinta. Curiosamente não gosto nem da cor nem dos detalhes do fato que ele veste nesta foto. Já o corte é perfeito. Contudo serve para ilustrar o potencial do fato em algodão.

George Cortina

3 comentários:

  1. Da minha parte, adoro a cor e todos os detalhes, tirando o botão que parece ser forrado a tecido.

    Concordo com o que dizes sobre o fato de algodão. Já os de linha, é preciso que a pessoa tenha pinta para eles, que o próprio fato tenha pinta e que o uso se restrinja a poucas horas.

    Aboli por completo o linho do meu guarda roupa. Há uns anos, usava-se muito mas o aspecto nunca se mantinha por muito tempo, não um dia de trabalho, pelo menos. Nem quero saber se dizem que os vestidos de linho são giríssimos. Após umas horas, não são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há quem diga que as rugas na roupa de linho lhe dão personalidade. Eu concordo contigo, é o grande defeito desse tecido. Mas o linho domina a minha roupa de verão.

      Os botões forrados no tecido são uma das marcas do George Cortina, mas de que não gosto. Gosto de botões que façam contraste e dos tradicionias, com o fio à mostra.

      Excluir