Páginas

maio 28, 2012

Essencial XIV - Mocassins camel

Um blazer assertoado, cinco segundas-feiras

28/05 ; 04/06 ; 11/06 ; 25/06 ; 01/07


Este é o primeiro de cinco looks que vou publicar nas próximas segundas-feiras e que terão em comum este blazer Purificación Garcia assertoado em algodão navy. Os blazers assertoados estão a voltar e com toda a oportunidade pois têm o condão de ser ainda mais elegantes do que a versão de uma única linha de botões. Infelizmente esta herança militar caiu em desuso quando os homens se começaram a vestir de forma (demasiadamente) informal. Mas sobre blazers assertoados em geral, e neste em particular, dedicarei os próximos posts deste tema. Este vou dedicar a um essencial de verão, um par de driving moccasins.

No verão um homem precisa de sapatos de verão, isto é, sapatos frescos e de cores mais claras. Creio que é impossível encontrar mais fresco do que uns moccasins sem comprometer o estilo. Sou um entusiasta do género e até recomendo ter mais do que um par. Uma alternativa que ganha em racionalidade mas que, para mim perde em pinta, são os populares sapatos vela. A outra é este cruzamento entre moccasin e sapato vela que resultou muito bem.

O mais racional será ter um par castanho mas mostre alguma bravura cromática e não compre o seu décimo par de vela Rockport castanho escuro com sola preta. Ainda que estejamos a falar de uns essenciais sugiro a cor camel, se forem vela, com a sola branca.

Ninguém me paga para escrever isto mas, se não venero os sapatos formais da Massimo Dutti, no que toca a calçado desportivo acho que eles acertam em cheio. Não conheço driving moccasins mais bonitos do que os da marca espanhola e estou a incluir os luxuosos Tod's ou Car Shoe. A colecção deste ano é particularmente apelativa. Nestes camel colocaram uma sola azul, um toque soberbo, que faz deles os companheiros ideais para uns jeans azuis. Não é o caso aqui, são jeans mas são brancos.

Em Portugal não é comum os homens arriscarem a cor branca para cobrir as pernas mas só temos a ganhar em fazê-lo, dá com tudo e tem estilo. Com um blazer double breasted marinho com botões brancos torna-se uma escolha óbvia.

O look de hoje é despojado de acessórios. Costumo ser fiel à regra de dois, no máximo três, itens não neutros por outfit. Sapatos camel não são neutros, o fúcsia da camisa também não é neutro. Em Portugal, calças brancas e até blazers assertoados, independentemente da cor, não são neutros. Não achei que houvesse espaço para acessórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário